Cavaquinhos já tocam há 5 anos!


Foi já há 5 anos, no dia 18 de Agosto de 2007, que os Cavaquinhos Sempre Frescos se apresentaram pela primeira vez com uma actuação na sua terra, Sobral do Campo, na festa de Santo António.

O grupo de música popular portuguesa da associação Casais Sempre Frescos tem actuado desde então em inúmeras localidades dentro e fora do concelho. Tem animado feiras temáticas, festas populares e outros eventos, destacando-se a sua participação no programa da RTP 1, “Há volta”, em 2009.

Sendo o cavaquinho o instrumento mais representativo, o grupo tem evoluído com novo repertório, novas sonoridades e introdução de novos instrumentos, como a flauta e a concertina.

Em 2010, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, editou um CD intitulado “conTradições” que inclui 2 temas originais. A associação de casais pretendeu assim fazer uma homenagem aos relacionamentos entre homens e mulheres, marcados por muitas contradições, assim como à Beira Baixa e à aldeia, terra com tradições.

Por coincidência, foi também dia 18 de Agosto, mas agora em 2012, que os Cavaquinhos Sempre Frescos voltaram a animar a festa de Santo António no Sobral com novos temas.

A melhor prenda deste 5.º aniversário foram os aplausos de um recinto repleto de sobralenses e visitantes, dando ânimo para muitos mais anos a tocar!